Introdução ao Muay Thai - I

Arte marcial tailandesa, também denominada de boxe tailandês ou Thai Boxing, tem origens ancestrais e foi criada pelas tribos Thai (que deram origem à nação Tailandesa) durante a idade média. Julga-se que na sua origem está o Kung Fu, apesar de ao longo dos tempos ter-se transformado numa arte marcial muito própria, poderosa e peculiar.

O Muay Thai é muito similar ao KickBoxing, mas difere deste pela utilização de cotoveladas e joelhadas que são armas poderosas na luta corpo a corpo.
No combate à distância os seus argumentos são similares ao Kickboxing, agora quando os corpos dos lutadores se aproximam o suficiente, estas técnicas fazem a diferença.
Obviamente que em termos de combates de pleno contacto (e de pé) o Muay Thai é a disciplina mais poderosa que existe - assim como o KickBoxing 'supera' o Full Contact pela possibilidade de bater abaixo da cintura, o Muay Thai supera este pela inclusão dos batimentos de joelhos e cotovelos.
Estas 3 modalidades procuram nos golpes o K.O., e não pontuar como no Karaté, Tae Kwondo e outras disciplinas.
Os famosos pontapés com as canelas (talvez os mais demolidores) usados no KickBoxing e no Full Contact foram importados do Muay Thai.
Difere do KickBoxing igualmente pela sua guarda alta - enquanto no KickBoxing as mãos são colocadas junto ao rosto como no boxe tradicional, aqui estas ficam distanciados do rosto (os braços estão levantados e afastados do tórax).

Antigamente não existiam categorias de pesos e os lutadores não usavam luvas nem protecção nos órgãos genitais - as lutas eram muito violentas porque existiam poucas restrições aos golpes que se podiam utilizar, e a arbitragem era muito precária.

Texto por; Paulo Oliveira

Sem comentários: